PUBLICIDADE

Governo do Ceará anuncia construção de 119 cisternas em Santa Quitéria

Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

O governador Elmano de Freitas anunciou durante live nas redes sociais, nesta sexta-feira (23), o resultado final do edital de chamada pública nº 03/2024, destinado à construção de 11.399 cisternas em Santa Quitéria e mais 79 municípios cearenses. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 83,6 milhões.

“Só quem não tem a água sabe a importância de ter uma cisterna, com água da chuva, para poder fazer o alimento e para beber. Nós sabemos a importância disso, de uma família, que está lá no sertão, ter uma água de qualidade”, afirmou o governador estadual. A expectativa, segundo o governador, é de que as ordens de serviço para o início das construções sejam assinadas no próximo dia 3 de setembro e a construção até maio de 2026.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, serão construídas 10.601 cisternas de placas de 16 mil litros, para consumo humano; 607 cisternas calçadão, de 52 mil litros, com fomento rural; e 191 sistemas de tratamento e reúso de água domiciliar com fossa ecológica. Em Santa Quitéria, serão 99 cisternas de placas e 20 cisternas calçadão.

São beneficiárias do programa, famílias de baixa renda residentes na zona rural atingidas pela seca ou falta regular de água. No caso das cisternas calçadão, as famílias terão direito ao Serviço de Atendimento Familiar para Inclusão Social e Produtiva (Safisp), por meio do recebimento do Fomento Rural.

O programa Cisternas tem como objetivo promover o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos através da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir