O Governo do Ceará deve assinar, na próxima sexta-feira (25), a ordem de serviço para a construção da nova Linha do VLT Aeroporto-Castelão, em Fortaleza. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo governador Elmano de Freitas, durante vistoria às obras do VLT Ramal Aeroporto, que já alcançaram 67% de execução.
A nova linha terá 5,1 km de extensão e contará com duas estações: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e Castelão. O investimento previsto é de R$ 181 milhões. A iniciativa visa ampliar a mobilidade urbana da capital, especialmente em áreas com grande fluxo de pessoas, como o entorno da Arena Castelão e do Aeroporto Internacional de Fortaleza.
Durante a visita, o governador reforçou a previsão de entrega do Ramal Aeroporto — que fará a ligação entre a Linha Nordeste do VLT (Parangaba-Mucuripe) e o aeroporto — até o fim de 2025. “Na próxima sexta-feira vamos autorizar o início do trecho que vai do Aeroporto até o Castelão, com pelo menos duas estações. Essa obra é fundamental para a mobilidade de Fortaleza e para os grandes eventos que a cidade recebe”, afirmou Elmano.
Atualmente, cerca de 150 operários atuam na construção do Ramal Aeroporto, número que deve chegar a 200 nos próximos meses. As estações estão praticamente concluídas, e a implantação da via férrea segue em andamento. O projeto também inclui a urbanização de uma área de 18 mil m², com quadra esportiva, parque infantil, pista de skate, bancos, iluminação e paisagismo.
Segundo o secretário da Infraestrutura do Estado, Hélio Winston, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza estão dialogando para integrar a futura Estação Castelão a um novo miniterminal de ônibus a ser implantado no local. A conexão entre os modais será feita por meio de uma passarela, facilitando o acesso dos usuários ao sistema.
A atual obra do Ramal Aeroporto já beneficia moradores de diversos bairros ao longo da Linha Parangaba-Mucuripe. “São pessoas que vêm do Mucuripe até a Parangaba, passando por quase 40 bairros. Isso impacta toda essa comunidade”, ressaltou o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.