Estão abertas as inscrições para o programa Agente Jovem Ambiental (AJA), iniciativa executada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Através das suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou nesta quarta-feira (26) o lançamento do edital. Serão 9.591 vagas distribuídas em todos os 184 municípios cearenses. As inscrições podem ser feitas na internet, no período de 27 de março a 27 de abril de 2025, por meio do site da Sema (www.sema.ce.gov.br).
“Você que deseja participar de ações concretas em prol do nosso meio ambiente, o AJA é para você. Temos muitas vagas à disposição e você pode se inscrever de forma fácil pela internet. Considero isso muito importante, pois são jovens que irão desenvolver atividades das mais variadas em defesa do meio ambiente do Ceará”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, bem como ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. Atualmente, 3.821 jovens estão atuando em todo estado.
Podem se inscrever jovens com idade entre 15 e 29 anos; com matrícula no ensino médio ou que tenham concluído a etapa; que estejam cadastrados ou integrem família cadastrada no CadÚnico; que residam no município para o qual se inscreveu; que não estejam cursando, matriculados ou tenham concluído o ensino superior e que não possuam vínculo empregatício formal. Os aprovados receberão auxílio financeiro mensal de R$200 por um período de 12 meses, podendo ser prorrogado uma vez.
Um outro edital com 50 vagas para o AJA também está em andamento. Neste, jovens residentes em Fortaleza poderão atuar exclusivamente na Unidade de Conservação do Parque do Cocó. A vaga é presencial e com carga horária de quatro horas diárias, cumprindo 20 horas semanais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.