O Ceará alcançou, pela primeira vez, a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na Capacidade de Pagamento (Capag), indicador que mede a saúde fiscal de estados e municípios. Com a avaliação A+, o Estado passa a integrar o grupo das unidades federativas com maior solidez financeira do país. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (15), em Brasília, durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela STN.
O governador Elmano de Freitas (PT) celebrou a conquista, destacando o reconhecimento nacional da gestão fiscal cearense. “O Ceará agora é Capag A+, nota máxima sobre a capacidade de pagamento do Estado. Isso mostra a seriedade com as contas públicas e abre caminho para mais investimentos”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Representando o governador no evento, o secretário da Fazenda, Fabrizio Gomes, classificou o feito como um “marco para a gestão fiscal do Ceará”. Ele lembrou que o Estado já havia conquistado a nota A em 2024 e, agora, repete a liderança com o adicional de excelência na informação contábil.
Além do Ceará, apenas seis estados receberam a nota máxima: Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso e Paraíba. O Ceará também ficou em 3º lugar na categoria “Melhor Evolução Nacional” em transparência das informações fiscais.
Sobre a Capag
A Capag avalia a capacidade de estados e municípios honrarem compromissos financeiros e contrataren novos empréstimos com garantia da União. Entre as variáveis analisadas estão endividamento, liquidez e poupança corrente. A nota alta funciona como um “selo de qualidade”, abrindo portas para mais investimentos públicos, juros menores e maior confiança de investidores.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC