Com o objetivo de ampliar as ações em defesa dos direitos humanos no Estado, o Governo do Ceará inaugura, nesta quarta-feira (18), uma nova unidade do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) no município de Sobral. A solenidade acontece às 10h30 na sede da Casa do Cidadão e contará com a presença da secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, e do prefeito de Sobral, Ivo Gomes. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e a Prefeitura de Sobral, sendo também contemplada no Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio).
O CRDH oferece apoio integral às vítimas diretas e indiretas de violações de direitos humanos e outras formas de violência, com foco no acesso à justiça, no resgate da cidadania e na promoção da dignidade humana. Desde sua criação, em dezembro de 2013, o equipamento já atua em Fortaleza com a mesma missão, e agora chega a Sobral para fortalecer a rede de proteção no interior do Estado.
Além do atendimento jurídico, psicológico e social às vítimas, a equipe do Centro também promoverá ações preventivas, como formações e capacitações destinadas aos profissionais que integram a rede de atendimento especializado. O intuito é combater a violência e garantir a efetivação dos direitos humanos no Ceará.
“Ampliar os serviços de defesa dos direitos humanos é uma forma de contribuir com a redução e prevenção de crimes violentos no Ceará. Chegamos a Sobral com o Centro de Referência em Direitos Humanos para garantir a atenção adequada às vítimas de violência, além de promover a dignidade da pessoa humana”, destacou a secretária Socorro França.
Com a nova unidade, o Governo do Ceará reforça o compromisso com a proteção e promoção dos direitos humanos, oferecendo suporte essencial às vítimas e fortalecendo as políticas públicas de enfrentamento à violência no Estado.