PUBLICIDADE

Governo do Ceará lança mais de 28 mil vagas em cursos profissionalizantes

O Governo do Ceará anunciou, nesta sexta-feira (19), a abertura de 28.650 vagas em cursos de formação profissional, distribuídas em dois projetos: Qualificar+, em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), que oferta 24.400 vagas, e Incluir+, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), com 4.250 oportunidades.

Com investimento de quase R$ 28 milhões, a meta é garantir que ao menos 10% dos alunos matriculados sejam inseridos no mercado de trabalho. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, ao lado do secretário do Trabalho, Vladyson Viana, do presidente do Centec, Cleyton Monte, e do presidente do IDT, Raimundo Ângelo.

“Estamos garantindo cursos de formação de acordo com a demanda do mercado. Queremos ampliar as oportunidades de emprego e preparar os trabalhadores cearenses para ocupar as vagas já existentes. É um investimento na formação e no futuro do nosso povo”, destacou Elmano.

Qualificar+

Na primeira etapa do projeto, entre 2024 e 2025, mais de 16 mil pessoas já foram capacitadas em áreas estratégicas. Agora, o programa será expandido para todas as 14 macrorregiões do estado, com cursos voltados para Indústria 4.0, Tecnologias Emergentes, Agroecologia, Hospitalidade e Sustentabilidade.

Incluir+

Voltado à inclusão socioprodutiva, o projeto tem como foco oferecer formação alinhada às necessidades do setor produtivo, promovendo geração de renda e empregabilidade. Além da capacitação, o IDT ficará responsável por orientar e encaminhar os alunos para o mercado de trabalho.

Os interessados devem se inscrever pelos sites: www.idt.org.br e www.centec.org.br.

De acordo com o Caged, o Ceará criou 7.424 novos postos de trabalho em julho, o segundo melhor resultado do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir