Nesta quinta-feira (07/11), o Governo do Ceará lançou o Painel Dinâmico de Monitoramento para casos de discriminação racial. Este painel terá a função de reunir e acompanhar os registros de crimes com motivação racial em território cearense, permitindo um monitoramento detalhado dos dados.
O desenvolvimento do painel é uma ação da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em colaboração com a Secretaria Estadual de Igualdade Racial (Seir).
Além desse sistema de monitoramento, também foi lançada uma campanha de conscientização voltada ao preenchimento obrigatório dos campos de raça, cor e/ou etnia na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Essa campanha é liderada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Outro anúncio foi a organização de um mutirão para emissão de documentos e a promoção de treinamentos focados em equidade racial. A condução será da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.