O Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Saúde, entregou nesta quarta-feira (19) onze novas ambulâncias do Samu 192 Ceará. Os veículos, todos Unidades de Suporte Básico (USBs), vão reforçar o atendimento de urgência em dez municípios. A solenidade ocorreu no Palácio da Abolição, com a presença do governador Elmano de Freitas, gestores municipais, profissionais da saúde e demais autoridades.

As ambulâncias fazem parte do processo de renovação da frota do Samu no estado, com investimento de R$ 3 milhões provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC – PAC Seleções). Os veículos substituem unidades antigas e ajudam a modernizar o serviço.
Durante a entrega, o governador destacou o avanço da renovação. “O povo cearense reconhece a importância do trabalho dos profissionais do Samu. Agradecemos ao presidente Lula e ao ministro Alexandre Padilha porque, das 166 viaturas do Samu no Ceará, já renovamos 124”, afirmou.
O Samu 192 Ceará atende todos os municípios do estado, com exceção de Fortaleza, onde o serviço é municipal. De acordo com o superintendente do Samu, Nilson Mendonça Filho, a renovação contribui diretamente para o desempenho da equipe. “Nesses três anos, o Samu ultrapassou 300 mil atendimentos. A renovação da frota é fundamental para garantir o melhor tempo de resposta, beneficiando a população atendida pelos nossos cerca de 2 mil profissionais”, destacou.
Motoristas e prefeitos também celebraram a chegada dos novos veículos. Marcos Antônio de Sousa, condutor do Samu em Caririaçu há cinco anos, afirmou que uma ambulância nova faz diferença no dia a dia. “Como é uma cidade de serra, com muito declive, os acidentes são complicados. Veículo novo facilita muito o trabalho”, disse.
Crateús foi um dos municípios contemplados, recebendo duas ambulâncias. Com isso, a frota da base regional está completamente renovada. A prefeita Janaína Farias reforçou a importância da cobertura do serviço. “Estamos a 360 km de Fortaleza e a 220 km de Sobral. O Samu é essencial e atende não só Crateús, mas outras cidades da região. Toda a região agradece”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


