PUBLICIDADE

Governo do Ceará anuncia investimento de cinco mil novas vagas no sistema prisional e a construção de quatro novos presídios

A primeira reunião de 2026 do Comitê Estratégico de Segurança Integrada (Coesi) marcou o início de novas medidas voltadas ao sistema prisional do Ceará. O encontro, realizado na manhã desta segunda-feira, 26, contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que integram o colegiado.


Durante a reunião, foi assinado um termo de compromisso que prevê a criação de 5 mil novas vagas no sistema penitenciário estadual. O documento formaliza a construção de quatro novos presídios, sendo dois no interior do Estado, com capacidade para mil internos cada, e outros dois na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com 1,5 mil vagas por unidade.

A previsão do Governo do Estado é que as novas unidades sejam entregues até o final deste ano. A ampliação ocorre em meio ao crescimento da população carcerária cearense. Em 2025, o governador Elmano de Freitas destacou que as prisões de integrantes de facções criminosas aumentaram 94% ao longo do ano, elevando o número de pessoas privadas de liberdade de 21 mil para 25 mil, além de cerca de 10 mil monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

O governador destacou ainda a importância de ampliar vagas no interior, permitindo que pessoas presas nessas regiões mantenham maior proximidade com suas famílias, o que facilita as visitas e contribui para o processo de ressocialização. Por fim, Elmano reforçou que o fundamental é a continuidade e intensificação do enfrentamento às organizações criminosas no Ceará, com ações firmes e estruturadas do Estado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir