PUBLICIDADE

Governo entrega Carteira Docente, vouchers e anuncia nova etapa do ITA

Educadores do Ceará celebraram, nesta quarta-feira (3), novas entregas do programa federal Mais Professores para o Brasil durante evento que contou com a presença do presidente Lula. A cerimônia reuniu cerca de 3 mil docentes da rede estadual, municipal e de universidades, que receberam presencialmente a Carteira Nacional Docente do Brasil. No estado, mais de 164 mil profissionais já estão aptos a solicitar o documento, válido por dez anos e reconhecido em todo o país.

Foto: Reprodução

Além da entrega da CNDB, foram anunciados benefícios voltados ao reconhecimento de educadores que contribuíram para a melhoria da qualidade do ensino. Mais de 4 mil professores do Ceará poderão solicitar o voucher do programa Reconhecimento Mais Professores para o Brasil, que garante recursos para a compra de computadores, tablets e ferramentas digitais. Em todo o país, a iniciativa deve contemplar 100 mil docentes.

Durante o evento, o Ministério da Educação e o Governo do Ceará assinaram o convênio para a terceira etapa de construção do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Fortaleza. O investimento previsto é de 180 milhões de reais para a conclusão do campus localizado na Base Aérea de Fortaleza, totalizando 330,4 milhões de reais após as três etapas.

A Carteira Nacional Docente integra o eixo de valorização do programa Mais Professores para o Brasil. A iniciativa busca fortalecer a formação, incentivar o ingresso na carreira pública e ampliar oportunidades de desenvolvimento profissional. O documento oferece acesso facilitado a atividades culturais e benefícios em hospedagem, serviços, ferramentas pedagógicas e produtos de tecnologia, por meio da plataforma #TôComProf.

Em todo o país, 2,7 milhões de professores da educação básica e superior, das redes públicas e privadas, podem solicitar a carteira.

No Ceará, os educadores contemplados com o reconhecimento e que atuam em escolas com bons resultados no Ideb 2023 receberão um cartão no valor de 3 mil reais para aquisição de equipamentos digitais. A seleção considerou instituições com melhor desempenho e que enfrentam maiores desafios socioeconômicos, com base em dados do Censo Escolar e do Saeb.

As obras do ITA Ceará seguem avançando. O convênio firmado prevê a construção de um segundo alojamento estudantil, prédio administrativo, complexo esportivo e obras de urbanização, além de reformas em estruturas já existentes. Em novembro, o novo campus alcançou 54,46 por cento de execução, com blocos das engenharias próximos da finalização.

O projeto integra esforços do MEC, FNDE, Ministério da Defesa, Força Aérea Brasileira, ITA e Governo do Ceará para viabilizar a primeira expansão do instituto fora de São José dos Campos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir