O Governo Federal estuda implementar um programa de passe livre no transporte público urbano em todo o país. A proposta está em análise pelo Ministério da Fazenda, que realiza um levantamento detalhado sobre os custos e o funcionamento do setor. Segundo o ministro Fernando Haddad, a iniciativa é uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nós estamos fazendo uma radiografia do setor a pedido do presidente. Quanto custa o setor? Quanto que o poder público está colocando subsídio? Quanto que as empresas, mediante o Vale Transporte, estão aportando? Quanto que está saindo do bolso do trabalhador?”, pontuou o ministro. Segundo ele, o objetivo é “verificar quais são as possibilidades de melhorar isso”.
No Ceará, três cidades já adotam o sistema de tarifa zero: Caucaia, Aquiraz e Eusébio. Caucaia se tornou referência nacional ao implantar a gratuidade em 2021. O número de viagens diárias passou de 18 mil para 90 mil no primeiro mês, e o total de passageiros aumentou de 510 mil para 2,3 milhões em menos de dois anos.
Especialistas apontam que a tarifa zero pode impulsionar a economia local, facilitando o deslocamento da população e fortalecendo o comércio.
Em Fortaleza, o transporte coletivo conta com subsídios que garantem meia passagem e gratuidade para determinados públicos, mas o setor enfrenta dificuldades, como o fechamento de empresas e a suspensão temporária de linhas, revertida pela Prefeitura.