PUBLICIDADE

Governo intensifica ações contra exploração infantojuvenil

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deu início à Operação Caminhos Seguros, uma ação voltada para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. A operação, que acontece entre os dias 30 de abril e 30 de maio de 2025, terá um caráter preventivo, educativo e ostensivo, com o objetivo de reduzir e combater as violências sexuais contra este público vulnerável.

Com coordenação nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a ação conta com a parceria das secretarias locais, como a Secretaria de Proteção Social (SPS) e a Secretaria de Direitos Humanos do Ceará (Sedih-CE). O trabalho será realizado simultaneamente em todo o território nacional, incluindo o Ceará, e engloba uma série de atividades destinadas a sensibilizar e proteger crianças e adolescentes.

Governo intensifica ações contra exploração infantojuvenil
Foto: Mariana Parente

O mês de maio foi escolhido para realizar a operação devido à data comemorativa do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre no dia 18. Durante esse período, serão realizadas ações como palestras educativas nas escolas, distribuição de materiais informativos e campanhas de conscientização sobre os riscos e a prevenção à exploração sexual.

A operação é uma ação conjunta de várias forças de segurança e parceiros estratégicos. O objetivo é garantir um trabalho integrado e mais eficiente, tanto nas ações preventivas quanto nas fiscalizações e investigações das denúncias de exploração sexual.

Considera-se crime qualquer forma de abuso físico, psicológico ou sexual contra crianças e adolescentes, além de negligência, abandono ou aliciamento para atividades criminosas. Denúncias podem ser feitas pelo número 181 ou pelo (85) 3101-0181. Este último número funciona como WhatsApp, aceitando mensagens, áudios, vídeos e fotos. Também é possível registrar denúncias no site.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir