O Governo do Ceará anunciou que ainda neste ano será concluída a nova rede elétrica de alta tensão que vai atender diretamente os municípios de Pacajus, Chorozinho, Ocara e Morada Nova. A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), visa melhorar a qualidade do fornecimento de energia e ampliar a capacidade de atendimento à demanda industrial da região.
Com um investimento de R$ 33,3 milhões, oriundo do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), o projeto inclui a construção de uma linha de transmissão de 69 kV, com 62 quilômetros de extensão, ligando a subestação de Pacajus até o distrito de São João do Aruaru, em Morada Nova. No total, 994 postes serão instalados, sendo que cerca de 800 já estão no devido lugar.
A expectativa é que, com a conclusão da obra, a empresa Itaueira Agropecuária amplie sua atuação em Morada Nova. A unidade, que atualmente emprega cerca de 350 pessoas na produção de frutas como melão e melancia, projeta saltar para 1.200 postos de trabalho diretos com a expansão da área irrigada para 1.150 hectares ainda neste ano.

Segundo o CEO da empresa, Tom Prado, a infraestrutura elétrica permitirá o uso de adutoras e maior eficiência no processo produtivo. Atualmente, o empreendimento tem potencial para chegar a 3.000 hectares, dependendo da demanda nacional e internacional, o que pode gerar até 3.000 empregos diretos no futuro.
“90% da produção é de melão, que é um produto com muita demanda no exterior. Nossa meta é produzir aproximadamente 30 toneladas por hectare”, comentou. A Itaueira exporta frutas frescas para mercados como Canadá, Europa e Emirados Árabes Unidos, utilizando os portos de Fortaleza e Pecém. A empresa também possui produção em Aracati, Palhano e São Benedito.
O PIE, programa que financia essa e outras obras de expansão e modernização da rede elétrica no Ceará, é alimentado por 1% do faturamento anual da distribuidora de energia. Atualmente, 69 projetos estão em andamento em mais de 30 municípios, somando mais de R$ 207 milhões em investimentos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.