Um novo pacote de investimentos na área de proteção social foi anunciado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, nesta sexta-feira (21). Fazendo parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III), com recursos irão ampliar os serviços e equipamentos da Proteção Social com investimento de US$ 71 milhões (mais de R$ 400 milhões na cotação atual), que são provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado.
Nesta segunda fase dos projetos está prevista a construção de 103 novos equipamentos, como 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), quatro Complexos Sociais Mais Infância e 78 Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo 61 com capacidade para atender 200 crianças/cada e 17 para 100 crianças/cada. Na primeira fase foram entregues cerca de 190 equipamentos, incluindo as Casas da Mulher Cearense.
“Nós vamos entregar esses 103 equipamentos para a população de 85 municípios cearenses. Esse é um momento de fortalecer o diálogo com os prefeitos e prefeitas para trabalharmos juntos e garantirmos essas conquistas para os cearenses que, além de serem beneficiados com os Centros de Educação Infantil, os Centros de Referência de Assistência Social e os Complexos Mais Infância, também terão oportunidade de trabalho. Cada obra dessa é responsável pela geração de novos empregos para o nosso povo”, disse Elmano de Freitas no Palácio da Abolição.
Segundo a titular da Secretaria de Proteção Social, Jade Romero, os novos equipamentos vão expandir os serviços sociais e melhorar a qualidade no atendimento à população. “São obras que impactam diretamente na redução das vulnerabilidades sociais e irão nos ajudar a transformar nosso estado. Temos a data limite de 14 de março para que os municípios entreguem suas documentações e, assim, a gente possa iniciar e entregar esses equipamentos sociais no menor tempo possível”, diz ela.
Municípios como Cratéus, Maranguape e Crato foram contemplados com novos investimentos para essa área, como afirma a prefeita Janaína Farias. “Em Crateús, temos um grande déficit de vagas, com 1.300 crianças fora das creches, por não ter equipamentos adequados para fazermos essa matrícula. Então, a gente fica muito grata por mais um equipamento em parceria com o Estado”, reforça ela.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC