As obras para o Data Center do TikTok, em Caucaia, devem ter início em seis meses, segundo projeção do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O anúncio faz parte do pacote de estímulos à atração de data centers criado pela Medida Provisória do Redata. O investimento estimado para o empreendimento da Casa dos Ventos em parceria com a ByteDance, empresa proprietária do TikTok, é de R$ 50 bilhões.

O ministro destacou que a iniciativa reflete o potencial do Brasil em infraestrutura e energia limpa, reforçando que o país já dispõe de condições para receber projetos desse porte. “Assinamos a Medida Provisória do Redata, que cria uma série de estímulos para a atração de data centers, e um deles já anunciado no Ceará. Daqui a seis meses, teremos efetivamente obras para receber o data center do TikTok”, afirmou.
O programa Redata, lançado em setembro pelo presidente Lula (PT), busca estabelecer um novo marco regulatório para o setor, combinando estímulos à instalação de data centers com contrapartidas em pesquisa, desenvolvimento e geração de conteúdo local. A expectativa do Governo Federal é atrair até R$ 2 trilhões em investimentos na próxima década, fortalecendo a posição do país na chamada Indústria 4.0.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.