O açude Ayres de Sousa, localizado no populoso distrito de Jaibaras, em Sobral, sempre passa por eventos chamativos, como, por exemplo a mortandade de peixes. Recentemente tem chamado atenção a quantidade demasiada de peixes mortos, que espantou os moradores do distrito.
Desde o último sábado (08), moradores tem denunciado à Rede ANC que várias pescadas apareceram mortas nas margem do açude, somente no final de semana passado. Populares relataram que ficaram com medo de consumir o produto por não saber o que estaria acontecendo. A dona Maria José, moradora do distrito, disse que era uma pena, porque a comunidade poderia se alimentar e não o fez.
Há quatro anos atrás, vereadores denunciaram problemas existente dentro do açude, devido a gaiolas instaladas para criatório de peixes. O cativeiro estava poluindo a água do açude e, com isso, a comunidade bebia água não tratada, o que ocasionava doenças. Após reclamações as gaiolas foram retiradas.
Os dois departamentos responsáveis pelo monitoramento e cuidado do açude, COGER e DENOCS, foram informados e deverão fazer uma intervenção, para proteção dos populares.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.