Quatro personalidades que fortalecem o crescimento da indústria foram homenageadas pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em solenidade festiva realizada na noite desta quinta-feira (18.05), no Salão Coliseu do Buffet La Maison em Fortaleza (CE): os industriais Carlos Prado, Regina Dias Branco, José Carlos Pontes e o Reitor da UFC, Cândido Albuquerque.
Iluminaram o palco com suas ilustres presenças, o presidente da Fiec e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante; o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual, Evandro Leitão; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Abelardo Benevides; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; a senadora da República, Augusta Brito; o presidente do Tribunal Federal da 5ª Região, desembargador Fernando Braga Damasceno; o comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão, Pinto Sampaio, além dos quatro homenageados.
Foram entregues pelas mãos do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, as Medalhas e a Ordem do Mérito Industrial, a maior honraria concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As duas honrarias perpetuam a continuidade do dever de reconhecer os líderes empreendedores, que constroem com integridade, competência e árduo trabalho o diário desafio de consolidar e engrandecer a indústria do Ceará e do Brasil.
Na ocasião, foi comemorado o tradicional Dia da Indústria, que é celebrado sempre em 25 de maio. É sabido no cotidiano do segmento industrial que essa data se faz presente todos os dias, no trabalho digno, na dedicação e bravura, que enraízam o sólido compromisso cívico-institucional com a indústria brasileira.
“Temos muito o que comemorar. Somo nós, a indústria, um dos setores que mais contribui para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado, da nação brasileira, e do mundo inteiro”, disse em seu discurso de abertura oficial do evento, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, que, ainda acrescentou: “Mais que gerar emprego e renda, o que é imprescindível, desenvolvemos soluções que melhoram a qualidade de vida das pessoas e contribuem para a redução das desigualdades sociais, econômicas e culturais”.
A Hora das Palmas
Os mestres de cerimônias, jornalistas Taís Lopes e Mauro Costa, abriram o momento dos merecidos aplausos com a Ordem do Mérito Industrial da CNI destinada ao presidente do Conselho da Itaueira Agropecuária S.A, Carlos Prado. O agraciado é, também, fundador e presidente da CEMAG – Ceará Máquinas Agrícolas Ltda., um industrial que tem longa trajetória e relevante histórico de atuação no setor agropecuário.
“Me sinto muito honrado, muito homenageado, reconhecido e muito agradecido ao receber esta homenagem”, falou Prado ao fazer uso da palavra, pontuando: “Sempre me orgulhei por farte parte da Fiec. Uma instituição que se destaca no Brasil por suas boas qualidades. Ao longo dos anos tem sido um bom exemplo para as demais federações de indústrias. Seu modelo de renovação de suas diretorias tem despertado novas e boas lideranças no Estado”.
O momento expressivo da valorosa solenidade contou ainda, com a entrega das Medalhas de Mérito Industrial – FIEC. A primeira contemplada foi a vice-presidente de Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade da M. Dias Branco, Regina Dias Branco. Em seguida, a honraria ficou com o presidente do Grupo Marquise, José Carlos Pontes e, também, com o magnífico Reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque.
Quem proferiu emocionantes palavras em nome dos homenageados foi Cândido Albuquerque. Em seguida, os convidados ouviram a mensagem deixada pelo governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas. Logo após a fala do governador, a plateia chegou a ser brindada com um show da talentosa cantora e intérprete Giovana Bezerra.
Ao outorgar essas comendas, a Federação das Indústrias do Ceará mantém registradas em sua história institucional, as ricas e substanciosas ações empreendedoras dos referidos homenageados que têm valiosas lições de vidas dignas, produtivas e reconhecidas.