No Ceará, cerca de 30% dos servidores das gerências em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, permanecem em greve, mesmo após o término da paralisação em diversas regiões do Brasil. Em meio a um cenário de negociações sem chegar a um acordo, há três meses os beneficiários lidam com a dificuldade de agendar atendimento tanto presencial quanto online.
Embora as agências estejam operando, o atendimento é reduzido, como relatado por funcionários. “Tem 30% ou 40% em greve. O que você não nota muito no atendimento, porque o atendimento está sendo preservado nas unidades que têm perícia médica. E a maioria dos servidores estão no teletrabalho, na análise. E essa análise, a produção, como eu já disse, caiu de 30% a 40% no Nordeste”, explicou um representante dos servidores.
Nesse cenário, o INSS recomenda que os beneficiários procurem atendimento através dos canais digitais. No entanto, aposentados afirmam que o telefone 135 não consegue concluir o agendamento e destacam a dificuldade de usar o aplicativo, sendo preciso procurar o auxílio de lan houses.
A greve, que atinge seu 90º dia nesta quarta-feira (16/10), é apoiada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenaspes). De acordo com a Fenaspes, o Governo Federal se recusa a reiniciar as negociações após a assinatura de um acordo por duas entidades ligadas à CUT, sem o consentimento da maioria dos trabalhadores. O acordo estabelece reajustes salariais de 9% para janeiro de 2025 e 9% para abril de 2026, além da reestruturação da carreira.
O que diz o INSS?
Em resposta à situação, o INSS emitiu uma nota informando que, em todo o Brasil, apenas 63 servidores permanecem paralisados e que somente a Fenaspes não concordou com o acordo feito com o Governo. Segundo a assessoria, nas áreas onde a greve ainda está em andamento os atendimentos continuam, mas a agilidade de conclusão da demanda pode ser afetada.
Em relação às dificuldades enfrentadas nos atendimentos via telefone ou aplicativo, o INSS garantiu que os sistemas estão operando normalmente, podendo haver congestionamentos pontuais, especialmente em horários de pico. O telefone 135, responsável por agendamentos e informações, atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
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