PUBLICIDADE

Gruta de Ubajara pode ser visitada virtualmente

Gruta de Ubajara
Foto: Gentil Barreira

O Ceará abriga um paraíso natural que possui uma gruta grandiosa como destino turístico. Estamos falando do Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, onde fica localizada a Gruta de Ubajara, atrativo famoso de cerca de 1,2 quilômetros acessado por um passeio de bondinho elétrico.

A localidade fica a cerca de cinco horas de estrada saindo de Fortaleza. A partir de julho deste ano, quem quiser visitar a Gruta de Ubajara sem sair de casa vai poder acessar o projeto DocumentaCE, que guardará uma digitalização do espaço natural. A plataforma foi desenvolvida pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design (IAUD) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Utilizando tecnologias de realidade virtual, o professor Esequiel Mesquita e sua equipe conduzem uma experiência inédita com o objetivo de tornar o passeio mais acessível e contribuir para a preservação, a pesquisa, o turismo e a educação sobre a Gruta de Ubajara.

Para tornar a digitalização possível, a equipe contou com equipamentos de ponta, como scanner a laser de alta resolução, drones e câmeras térmicas. Resumidamente, a digitalização funciona assim: 

  • O scanner lança cerca de 400.000 pontos por captura
  • A partir desses pontos, é gerada uma nuvem tridimensional que permite reconstituir a volumetria de um espaço e os aspectos de suas superfícies
  • Ao juntar esses dados da nuvem com os dados de fotografias em 360º é possível recriar o espaço em uma versão virtual.
  • A ideia é desenvolver um passeio virtual tanto para telas planas quanto para imersão em 3D (com o uso de óculos específicos).

O projeto está na fase de processamento de dados e, logo mais, estará disponível para todos os usuários. Essa não é a primeira digitalização da equipe. Acessando o site é possível visitar virtualmente o Theatro José de Alencar, Museu da Imagem e do Som, Cineteatro São Luiz, entre outros espaços.

Como realizar o tour virtual

Para “passear” pela plataforma, é simples: basta abrir a plataforma (em computadores, notebooks, smartphones ou tablets) e utilizar um mouse ou cliques na própria tela para se movimentar. Você poderá parar quando quiser para observar algum detalhe específico. 

Já no passeio feito para imersão em 3D, com o uso de óculos de realidade virtual, o visitante terá a impressão de estar imerso dentro da gruta – como em um filme no cinema.



WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir