O deputado federal José Guimarães (PT) avaliou os movimentos da oposição política no Ceará. Recentemente, tem sido possível observar a aproximação de membros do PL a partidos que já foram aliados do PT no Estado. Em 2024, por exemplo, parte de membros do PDT se juntaram a André Fernandes, que concorria à Prefeitura de Fortaleza contra Evandro Leitão, que representava a candidatura petista.
No ano de 2025, essa proximidade e articulação teve continuidade na Assembleia Legislativa, com seguidos encontros entre deputados da bancada de oposição, grupo este composto por filiados de partidos como PDT, PL e União Brasil. Em participação no quadro “Destaque ANC”, o José Guimarães afirmou que não vê esses movimentos como uma “ameaça” ao grupo governista.
Ainda na oportunidade, o líder do governo Lula foi além: Guimarães demonstrou otimismo e disse acreditar que o PT vai contar com o apoio do PDT do Ceará nas eleições de 2026. “Não, não acho [um risco ou “ameaça”]. Eu tenho conversado muito com o presidente da legenda aqui no Ceará, que é o deputado federal André Figueiredo (PDT).
[…]
Inclusive, me dou muito bem com ele. André foi líder recentemente da maioria no congresso. Acredito que o PDT do Ceará estará aliado com o PT em 2026. Aliás, eu quero muito. Irei trabalhar muito por isso”, destacou.
Guimarães espera apoio do PDT; confira a declaração:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Confira a entrevista na íntegra:
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.