PUBLICIDADE

Gurgel do Amaral pilotará mais uma Feira Regional da Beleza

Quando se fala em cabelo e maquiagem no Ceará, um dos nomes que vem em mente é o do cabeleireiro Gurgel do Amaral, que estará à frente da 31ª edição da Feira Regional da Beleza a ser realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2023, das 13 às 21 horas, no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão 14.500m2 ocupados com estandes de marcas nacionais e internacionais.

Durante a programação, acontecerá também, das 09 às 18 horas, no 1º Mezanino do local do evento, o “23º Congresso de Manicure, New Design, Epilação, Bronzeamento e Embelezamento de Olhar”. Além disso, estão previstos lançamentos de produtos, equipamentos e serviços para cabelos, barbearia, oficinas e varejo da beleza. A feira de alcance nacional, organizada pela Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará (ACEC) é realizada anualmente na capital cearense.

“A Feira é uma forma de reunir profissionais, especialistas, empresários, consumidores e imprensa em um encontro que valoriza o potencial econômico do setor”, avalia o hair stylist cearense que se dedica à ACEC como presidente há 39 anos e está otimista com mais uma Feira Regional da Beleza. Para a edição de outubro próximo, o evento já conta com mais de seis mil profissionais cadastrados na ACEC e 550 marcas confirmadas.

Movimentar a economia local com o impulsionamento de caravanas de todo o Brasil, é a intenção da “Feira Regional da Beleza” que cobrará apenas R$ 10,00 pelo ingresso de cada visitante. Os bilhetes de acesso já podem ser adquiridos no site da ACEC: https://www.acec-ce.com.br/. Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram: @associacao_dos_cabeleireiros.

 

 

Sobre Gurgel do Amaral

O presidente fundador da ACEC e organizador da Feira Regional da Beleza é pioneiro em muitas coisas que já realizou na vida. Já passaram pelas mãos de Gurgel do Amaral, muitos artistas nacionais, como também, profissionais do mercado da beleza que aprenderam o ofício com o cabeleireiro reconhecido por várias gerações do setor.

É raro encontrar um profissional da beleza no Ceará, tanto da nova, quanto da antiga geração, que nunca tenha ouvido falar em Gurgel do Amaral, o cabeleireiro e maquiador do Estado com seis décadas de trabalho. Não é à toa que é tido como um dos principais nomes do mercado no Ceará. Gurgel é responsável por importantes transformações no cenário local da moda, maquiagem e beleza.

A extensa trajetória de Gurgel no Ceará passa por momentos em que o cabeleireiro teve de superar as adversidades para conquistar seu espaço dentro de um mercado ainda tímido e um tanto conservado quando ele fez seus primeiros cortes há 60 anos.

A história do cabeleireiro na área da beleza começou em 1956, período em que ele morou no Rio de Janeiro, quando a cidade ainda era a capital do Brasil. Na época, o futuro hair stylist ainda trabalhava como contador. No mesmo ano, ele se interessou no curso de estética Francy Bell, realizado na capital carioca, onde resolveu se matricular, terminando a formação no ano seguinte e voltando para Fortaleza.

Residindo no bairro Montese, o recém-formado esteticista abriu um salão de beleza. Diferente dos demais profissionais, Gurgel quis que o estabelecimento levasse seu nome. “Eu fui o primeiro cabeleireiro a botar o nome do salão com o nome próprio, Gurgel, no Ceará. Depois, passou a ter muita gente colocando seu próprio nome no salão de beleza”, conta o presidente da ACEC.

Dos anos 50 pra cá, Gurgel procurou trazer outras novidades para o ramo, algumas mais afetivas. Uma delas foi colocar a própria irmã, Herbênia, para ser manicure em seu salão. Por mais que a união seja comum nos dias de hoje, naquela época a ideia enfrentava resistências conservadoras. “Minha irmã é manicure, e minha família na época era toda contra. Pois a manicure há 50 anos era algo pejorativo. São mulheres que íam fazer a unha na Praça do Ferreira e que não eram bem vistas pelos demais”, recorda o cabeleireiro, lembra Gurgel, que chega a rir dos valores morais datados da época.

Outra inovação da sua carreira foi abrir espaço para que uma modelo negra estivesse em destaque no cenário da beleza nacional. Foi o caso da cearense Edilma Cerejo, a primeira miss negra do estado famosa entre as décadas de 1960 e 1970. Posteriormente, Gurgel do Amaral a levou para um desfile no Piauí, em um momento da história em que a discriminação era mais forte do que nos dias de hoje. Além desse trabalho pioneiro, o cabeleireiro ainda foi durante muitos anos o maquiador oficial do Miss Brasil e Miss Ceará, estendendo seu trabalho em academias de dança pelo Estado.

O eterno hair stylist Gurgel do Amaral que está com 81 anos de idade, procura manter sempre a disciplina de estar “com os pés no chão” para continuar caminhando num mercado em constante crescimento. Ele ainda mantém o seu olhar curioso sobre o que é tendência dentro do mercado dos cabelos, maquiagens, cosméticos e acessórios.

Conquistas da Trajetória de Gurgel do Amaral:

  • Maquiador com certificados reconhecidos pela Academia Charles Of The Ritz de Nova York;
  • Instrutor do SENAC durante 12 anos, colaborando na formação de profissionais da área da beleza. É de sua autoria o primeiro curso de maquiagem no Estado do Ceará;
  • Diplomado pelo Teatro Duse, do Rio de Janeiro, em Especialização em Maquiagem para Teatro, Televisão e Cinema;
  • Troféu das Tintiras Miss Cleirol (1976), no Clube América de Fortaleza, conquistando o primeiro lugar.
  • Troféu “Gente que faz”, outorgado pela campanha Sebrae/Rede Globo
  • Troféu Velas do Mucuripe em 1988, durante evento nacional realizado no Centro de Convenções do Ceará;
  • Homenagem no Canecão no 1º Festival Niase/Biocolor (1998), no Rio de Janeiro, representando o Ceará;
  • Comenda Boticário Ferreira, uma homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza, pelos serviços prestados em prol da profissão. O projeto foi apresentado pelo vereador Narcílio Andrade em 1996.

A ACEC

Também responsável pela Feira Regional da Beleza, a Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará (ACEC) tem como principais atribuições reunir e capacitar profissionais para atuar no setor por meio de formações, oficinas e descontos em outros cursos para quem é associado. Outro benefício é proporcionar um departamento jurídico a esses trabalhadores, vale ressaltar.

É importante frisar, que atualmente, as novas gerações têm junto à ACEC uma série de privilégios que, em outras épocas, eram claramente inacessíveis.

 

Obs: As imagens da matéria são de divulgação (cedidas pela assessoria de imprensa de Gurgel do Amaral).

 

 

 

 

 

 

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir