Na última quarta-feira (7), a Polícia Civil do Estado Ceará (PCCE) realizou a a operação Payroll, que tem como objetivo prender um grupo criminoso que é suspeito de invadir sistemas da gestão estadual para desviar salários de mais de 600 servidores públicos.
A operação foi realizada em colaboração com das Polícias Civis da Paraíba e de Goiás, no qual conseguiram prender o principal suspeito do crime, um homem de 33 anos. O mesmo foi detido em território goiano, mais precisamente no município de Caldas Novas. O suspeito também atuava como especialista em tecnologia da informação e já chegou a ser analista desenvolvedor de um órgão federal.
O homem em questão fazia os desvios invadindo o sistema digital da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), vinculada ao Governo do Estado. De acordo com a apuração das equipes de segurança, o grupo criminoso fazia ataques cibernéticos, com golpes semelhantes registrados também em outras regiões do País.
Vale lembrar que a PCCE, durante a última semana, realizou a operação Precatório Fantasma, no qual 10 suspeitos de crimes de fraude eletrônica e associação criminosa foram presos. Na ocasião, mandados foram compridos em Fortaleza e em outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A operação é focada em suspeitos que conseguiam dados de processos judiciais das vítimas, e através deles fingiam ser advogados e servidores do Poder Judiciário, solicitando transferências bancárias a título de pagamento de honorários e impostos, em que justificavam tal ato para a liberação de precatórios e alvarás.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC