O Hemoce Crato realizou o primeiro procedimento de leucaférese no interior do Ceará, expandindo o acesso ao tratamento para pacientes com leucemia. A técnica, que remove leucócitos em excesso do sangue, foi aplicada a um paciente de 28 anos internado em Barbalha, e estabilizou seu quadro clínico, permitindo o início da quimioterapia. Antes dessa realização, a leucaférese era oferecida somente em Fortaleza.
O procedimento utiliza uma máquina de aférese que, por meio de centrifugação, separa e extrai os glóbulos brancos da corrente sanguínea. Em casos de leucemia aguda, a elevação dos leucócitos torna o sangue mais espesso, levando a complicações como dificuldades respiratórias e problemas neurológicos. Ao reduzir esses níveis, a leucaférese evita complicações graves.
Após a realização da leucaférese no Hemoce Crato, pacientes da região do Cariri poderão se beneficiar do tratamento, fortalecendo o suporte ao tratamento oncológico na área. Para solicitar a leucaférese, médicos devem enviar uma solicitação online ao serviço de aférese do Hemoce, que será analisada por um hemoterapeuta para programar a terapia necessária.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.