O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou seu Programa de Cirurgia Bariátrica, com a realização do procedimento inaugural nesta quinta-feira (26/12). Este serviço passa a integrar a rede de saúde pública do estado, que já conta com o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) como um centro de referência no tratamento de obesidade.
Jade Romero destacou que essa nova ação do Governo do Ceará é uma medida para atender as pessoas que sofrem de doenças associadas à obesidade, como hipertensão e diabetes. “É uma forma de garantir que nossos cearenses, que têm hipertensão, diabetes, entre outras doenças decorrentes da obesidade, possam fazer aqui, no serviço público de referência, essa cirurgia, e ter direito a uma nova vida”, disse.
As cirurgias serão realizadas semanalmente, sempre às sextas-feiras, com dois procedimentos programados por dia, um pela manhã e outro à tarde. Tânia Coelho, titular da Sesa, ressaltou que o HGF é o primeiro hospital público a contar com as Salas Inteligentes, uma tecnologia de ponta que visa otimizar o processo cirúrgico.
Com a utilização de colunas fixadas ao teto, o uso de fios é reduzido e as cirurgias podem ser transmitidas em tempo real via internet de alta velocidade. Isso permite que médicos e especialistas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo acompanhem e ofereçam apoio remoto imediato.
Para garantir a segurança dos pacientes, o processo de triagem é uma etapa crucial, com uma avaliação para definir o tratamento adequado para cada caso. Atualmente, 19 pacientes estão sendo avaliados no HGF. O chefe do serviço de Cirurgia Gástrica, Olavo Napoleão, enfatizou que as decisões sobre a realização das cirurgias são tomadas com base na saúde do paciente e na necessidade do procedimento, priorizando sempre a segurança.
A triagem inicia no ambulatório de Endocrinologia, onde os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. A avaliação abrange não apenas aspectos físicos, mas também fatores metabólicos e hormonais que contribuem para o ganho de peso e a dificuldade em perdê-lo.
O Governo do Ceará investiu na compra de um tomógrafo de última geração. O novo equipamento tem capacidade para realizar até 100 tomografias por dia, oferecendo imagens de alta resolução e agilidade nos diagnósticos. Com um total de R$ 8 milhões investidos, o HGF também foi contemplado com novos equipamentos, incluindo as Salas Inteligentes no Centro Cirúrgico.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.