A vereadora Socorrinha Brasileiro (PDT) será a primeira mulher a comandar o parlamento municipal de Sobral, a 245 km de Fortaleza. A líder do PDT na Casa foi eleita com 20 votos favoráveis após participar de votação em chapa única e com a participação de dois membros da oposição. Ela sucede o vereador Paulão (PDT).
Entre os convidados para a Sessão Solene, estavam o prefeito de Sobral e sua vice, Ivo Gomes e Cristiane Coelho, respectivamente. Na tribuna da Câmara, Ivo fez uma retrospectiva dos dois anos de governo. O chefe do executivo municipal convidou os parlamentares para visitar o bairro Sumaré. “Eles deveriam conhecer a Estação de Tratamento de água que será ampliada”, afirmou.
Após a abertura dos trabalhos, o vereador Tiago Ramos (MDB) fez uma pergunta direcionada ao prefeito sobre um pedido de aumento enviado à Câmara. Segundo o parlamentar, a proposta do mandatário tem como objetivo aumentar as despesas da Santa Casa de Misericórdia do município.
“A arrecadação do município vem diminuindo de um mês para o outro”, rebateu Ivo. Ele também classificou como o momento das “vacas magras”.
Confira a composição:
Presidente: Socorrinha Brasileiro Magalhãoes (PDT)
1º Vice-Presidente: Ajax Cardoso (PSB)
2º Vice-Presidente: Francisca Ribeiro Azevedo Aguiar (MDB)
1º Secretário: Mário Vicktor Linhares Cavalcante (MDB)
2º Secretário: José Bonifácio Silva Mesquita (PSB)
Quem é Socorrinha Brasileiro?
Natural de Taperuaba, em Sobral, Socorrinha Brasileiro nasceu no dia 13 de Agosto de 1960. Filha de Francisco de Souza Brasileiro e a poetisa Maria Ernita Souza. Formada em Pedagogia, além de concluir o Curso Magistério e Administração escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, sendo especialista em planejamento educacional pela Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro.
A atual vereadora foi fundadora do Centro Educacional Santa Maria de Ensino Médio em Taperuaba que anos depois foi agregado à Escola Dep. Cesário Barreto. Implantou o projeto de inclusão para portadores de necessidades especiais, e em 2017 assumiu o primeiro mandato como vereadora e foi reeleita em 2020.