PUBLICIDADE

Hoje é Dia Nacional do Fusca

Ele é um dos carros mais amados e carismáticos de todo o mundo. De mecânica simples, econômico, era o desejo de qualquer pessoa para ser o primeiro carro nos anos 1960, 1979, 1980 e 1990, mas a falta de modernização e também a introdução de novas leis de segurança para os carros acabou por inviabilizar a continuidade do Fusca.

O Dia Nacional do Fusca foi instituído em 1989 pelo presidente do Sedan Clube, Alexander Gromow.  O clube de amantes do Fusca realizou no dia 20 de janeiro de 1989 o Quarto Encontro do Sedan Clube no qual participaram aproximadamente 110 carros que percorreram várias ruas e avenidas de São Paulo (SP).  O grupo passou pela fábrica da Volkswagen localizada na Via Anchieta, que foi onde funcionou a primeira linha de montagem da empresa no país (1953). A partir daí essa data ficou marcada como o Dia Nacional do Fusca.

Saído das pranchetas do projetista austríaco Ferdinand Porsche, atendendo ao pedido do governo do país germânico de produzir um carro resistente, econômico capaz de carregar dois adultos e três crianças, “o Carro do Povo“. A história do simpático Volkswagen teve início em 1931 quando Porsche teve seu projeto escolhido com o surgimento da necessidade de um carro pequeno, econômico e de fácil produção que usava um motor boxer na traseira, refrigerado a ar foi utilizado até pelo exército alemão na Segunda Guerra Mundial.  O início da fabricação daquele sedan que daria origem ao Fusca ocorrera em 22 de junho de 1934.

No Brasil, o modelo foi importado da Alemanha entre 1950 e 1959 e recebeu o apelido de Fusca. Estima-se que o modelo teve 21 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Depois a Volkswagen lançou um modelo equipado com motor 2.0 no lugar dos antigos boxer refrigerados a ar entre os anos de 1997 e 2011, sendo chamado de New Beetle.  A indústria  Alemã ainda apresentou uma terceira geração nos anos  de 2011 a 2019.

Hoje ainda encontramos muitos fuscas por aí e muitos deles se tornaram artigos de colecionador o que acabou valorizando o veículo, que tem um mercado próprio e não é difícil de encontrar em lojas do ramo ou em anúncios de classificados ou aplicativos de venda.

O Fusca foi o veículo mais vendido em todo o mundo com 21.529.464 unidades, superando o então recordista Ford modelo T.

No Brasil, foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chegou ao 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir