O Governo do Ceará autorizou a ampliação dos serviços credenciados para a realização de cirurgias eletivas no estado. Agora, além dos hospitais privados e filantrópicos, unidades públicas do interior também poderão realizar as cirurgias.
A medida foi formalizada por meio de aditivos a cinco editais abertos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Com isso, o número de instituições aptas a atender as demandas cirúrgicas deve aumentar, o que pode trazer mais agilidade no atendimento.
A previsão é que cerca de 13.645 cirurgias eletivas sejam contratadas com recursos do Tesouro Estadual. O investimento estimado é de R$ 75 milhões, valor que cobre desde procedimentos simples até casos de maior complexidade, incluindo materiais, profissionais e despesas hospitalares.

Até o momento, o edital já recebeu dezenas de inscrições de instituições interessadas nas quatro especialidades médicas contempladas: 56 para cardiologia, 17 para ortopedia, 21 para oftalmologia, 11 para endometriose e 7 para cardiopediatria. Atualmente, mais da metade já foi homologada e deve iniciar os atendimentos ainda em maio e junho, segundo Breno Novais, coordenador da Corac/Sesa.
Inscrições
Os interessados em participar do credenciamento devem enviar a documentação necessária por e-mail para protocologeral.sesa@saude.ce.gov.br, endereçada à Corac/Sesa. O chamamento público terá validade de um ano e a documentação deve ser enviada até três dias úteis após a publicação dos aditivos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.