PUBLICIDADE

Hospital José Martiniano de Alencar é oficialmente reintegrado à PMCE

Oficialmente reintegrado à Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) retomou nesta quinta-feira (16/10) sua função original. Com mais de 800 funcionários, 80 leitos e 10 especialidades médicas, a unidade havia sido incorporada à Secretaria da Saúde desde 2011. A mudança se consolidou após a sanção, em 2025, de lei que recriou o Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar.

Hospital José Martiniano de Alencar é oficialmente reintegrado à PMCE
Foto: Carlos Gibaja e Estácio Jr./Casa Civil

Criado em 1939 como Hospital Central da Polícia Militar, o HMJMA tinha como missão inicial atender policiais e seus dependentes. A partir de 1993, passou a oferecer serviços também pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 2023 e 2025, a gestão estadual promoveu reformas estruturais, com investimento total de R$ 2.037.898,06.

A distribuição de leitos na unidade abrange 34 para cirurgia geral, 12 para cuidados avançados, três para recuperação, 20 para maternidade, três para parto e oito para cuidados neonatais. Entre as especialidades médicas oferecidas estão ginecologia, clínica geral, pediatria, cirurgia geral, urologia, proctologia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia bariátrica. Serviços adicionais incluem cirurgia bucomaxilofacial e atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e nutrição para pacientes internados.

Hospital José Martiniano de Alencar é oficialmente reintegrado à PMCE
Foto: Carlos Gibaja e Estácio Jr./Casa Civil

Além dos leitos, o hospital possui três salas cirúrgicas, oito salas de atendimento ambulatorial, laboratório de exames e centro de diagnóstico por imagem. A equipe multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir