PUBLICIDADE

Hospital Regional do Cariri realiza treinamento de prevenção à pneumonia

Para a prevenção da pneumonia, uma infecção que afeta os pulmões, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está promovendo treinamentos com orientações voltadas para acompanhantes dos pacientes internados na unidade.

O curso está sendo realizado em parceria com professores e estagiários do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (Urca), para fortalecer o papel dos acompanhantes enquanto aliados na promoção do cuidado seguro, sobretudo nos casos em que o paciente está totalmente dependente da equipe multiprofissional.

Foto: Naiara Carneiro

Também está sendo entregue uma cartilha contendo explicações didáticas sobre as principais formas de prevenir a pneumonia, que pode ser causada por fatores como a broncoaspiração, por exemplo. Esta ocorre quando entra material estranho nas vias respiratórias, como saliva, alimentos, sangue e líquidos. Outros agentes infecciosos, como bactérias e vírus, também podem causar pneumonia.

O treinamento tem foco em três medidas simples, porém eficazes na prevenção da infecção. A primeira delas é a higienização correta das mãos, visto que o acompanhante está em contato direto com o paciente, auxiliando nas suas demandas durante a internação.

Foto: Naiara Carneiro

Os estudantes explicam o passo a passo para a higienização adequada das mãos, seja com água e sabão ou álcool gel, e os momentos em que a higienização deve ser feita, que é antes e depois de tocar o paciente ou as superfícies próximas a ele.

Também está sendo abordada a questão da elevação da cabeceira do leito, que dependendo da condição do paciente, deve estar em um ângulo de 30 a 45 graus. Essa medida reduz o risco de entrar material estranho nas vias respiratórias.

A higiene oral é mais uma etapa importante da prevenção e deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia. Quando o paciente não consegue utilizar sua própria escova, é utilizada uma espátula com gaze. E quando há indicação, o paciente recebe a clorexidina, um produto específico para bochechar e evitar a proliferação de bactérias.

A Pneumonia é uma infecção que causa inflamação dos alvéolos em um ou nos dois pulmões e causa o acúmulo potencial de líquido ou pus. É caracterizada por sintomas como tosse, febre, calafrios e dificuldade para respirar.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir