O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), localizado em Limoeiro do Norte, concluiu na última quarta-feira (14) a quinta captação de órgãos do ano em 2024. Na ocasião, foram captados um rim e um fígado, que foram transportados para Fortaleza, onde serão implantados em pacientes que aguardam por transplante.
A operação contou com a participação de 12 profissionais e foi viabilizada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que coordena todas as etapas do processo. O transporte dos órgãos foi realizado por um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
Samuel Araújo, enfermeiro da CIHDOTT, destacou a importância do trabalho contínuo da comissão, que atua há aproximadamente um ano com pacientes do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe: “A ocorrência de doações está cada vez mais presente em nossa unidade, principalmente por sermos uma referência em atendimentos de trauma. A CIHDOTT acompanha os pacientes com potencial para doação e garante a viabilização desse processo, em estreita colaboração com a Central Estadual de Transplantes, a Ciopaer e outras equipes hospitalares envolvidas.”
Os procedimentos cirúrgicos contaram com a participação dos cirurgiões João Ivo Xavier e Caroline Nobre, além dos enfermeiros Bartolomeu Feitosa e Cristefânia Lima, que integram a Central Estadual de Transplantes. A equipe do HRVJ foi composta pela médica anestesista Tassia Arcanjo, pelo enfermeiro Hugo Leonardo Guimarães, pelas técnicas instrumentadoras Daiane Barbosa e Lidiane Saraiva, e pelos técnicos circulantes Daiane Nogueira e Jonas de Andrade. O médico residente em cirurgia geral Diego Fontenele e o enfermeiro Samuel Araújo, representando a CIHDOTT, também participaram.
A doação de órgãos no Brasil depende da autorização familiar, e é importante que os potenciais doadores manifestem seu desejo à família. Os órgãos que podem ser transplantados no Ceará incluem rim, fígado, córneas, pâncreas, coração e pulmão. Em 2024, o Ceará já realizou 1.146 transplantes de órgãos e tecidos, em comparação aos 1.712 procedimentos realizados ao longo de 2023.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC