PUBLICIDADE

HRVJ faz primeira cirurgia de mastectomia com reconstrução mamária

Nesta terça-feira (03/12), o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) realizou a primeira cirurgia de mastectomia acompanhada de reconstrução mamária e implante de prótese de silicone. A médica mastologista responsável pelo procedimento, Dra. Layza Belo, destacou que essa técnica é indicada para pacientes com lesões iniciais da doença.

“Nesses casos, eu consigo preservar esse envelope dermocutânio, diferente das pacientes que têm uma lesão mais avançada. Por isso que a gente orienta sempre o rastreio precoce da doença, para que a gente consiga, dessa forma, também fazer um tratamento mais conservador, diferente daquela paciente com a doença avançada, em que eu não consigo juntar a parte estética no mesmo momento do tratamento oncológico”, explicou.

HRVJ faz primeira cirurgia de mastectomia com reconstrução mamária
Foto: Joelton Barboza

A reconstrução mamária pode ser feita de duas formas: de maneira imediata, no mesmo momento da mastectomia, ou tardia, após o procedimento cirúrgico. No entanto, segundo a coordenadora de enfermagem da oncologia do HRVJ, Janaína Martins, alertou que, em alguns casos, especialmente quando a paciente precisa passar por radioterapia, a reconstrução imediata pode não ser viável.

Até novembro de 2024, o HRVJ já atendeu 2.700 pacientes oncológicos e realizou 728 cirurgias. Os números também mostram que 2.200 sessões de quimioterapia foram realizadas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir