PUBLICIDADE

Ibiapaba é reconhecida como Polo de Agricultura Irrigada

O reconhecimento da região da Ibiapaba como Polo de Agricultura Irrigada foi oficializado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria  Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), conforme a Portaria Nº 49, publicada em 13 de janeiro.

Foto: Reprodução

A medida integra a Política Nacional de Irrigação, estabelecida pela Lei nº 12.787/2013, que busca promover a integração econômica, política de social de aglomerados produtivos regionais, visando à melhoria da produtividade e da qualidade da agricultura irrigada, além de fomentar o desenvolvimento sustentável nas regiões brasileiras.

A decisão de incluir a Ibiapina como Polo de Agricultura Irrigada foi baseada em estudos conduzidos pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), com apoio direto do Governo do Estado. Os critérios que fundamentaram a escolha incluem o potencial de expansão sustentável da agricultura irrigada e a organização social consolidada da região, que reforçam sua capacidade de implementar e sustentar projetos de irrigação em larga escala.

Foto: Reprodução

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, celebrou a conquista e destacou os benefícios que o projeto trará para a região. “O reconhecimento da Ibiapaba como Polo de Agricultura Irrigada abre caminho para a chegada de investimentos significativos do Governo Federal. Essa iniciativa será fundamental para alavancar a economia local, gerar empregos, fortalecer o agronegócio e promover o desenvolvimento sustentável na região.”

Com a inclusão da Ibiapaba nas diretrizes da Política Nacional de Irrigação, projeta-se a implementação de uma carteira de projetos que articule esforços entre os setores público e privado. A expectativa é de que essa iniciativa estimule a geração de empregos, amplie a renda e promova um crescimento econômico alinhado aos princípios de sustentabilidade.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir