
Um homem de 73 anos foi preso nesta quinta-feira (4), véspera de seu aniversário, no bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte. Damião Bernardo do Nascimento era foragido da Justiça de Pernambuco e teve um mandado de prisão preventiva cumprido por policiais civis da 2ª Seccional do Interior Sul.
Ele é acusado de ter cometido um homicídio qualificado em 1992, no município de Petrolina (PE). De acordo com a investigação, no dia 20 de dezembro daquele ano, Damião assassinou a golpes de faca Otacílio José dos Santos, após uma discussão envolvendo o filho da vítima, Cícero dos Santos, ocorrida na Fazenda Urubu, onde todos trabalhavam.
Segundo os autos do processo, o conflito teve início no dia anterior ao crime, quando Damião tentou levar um pneu da propriedade para usar em sua carroça. Cícero impediu a ação, o que gerou uma discussão. No dia seguinte, Otacílio foi à cidade encontrar outro filho e acabou surpreendido e morto por Damião nas proximidades do 5º Batalhão da PM, em Petrolina.
Desde então, o acusado nunca mais retornou à fazenda, sendo considerado foragido por mais de três décadas. Além da acusação por homicídio, ele responde por procedimentos relacionados a ameaça e contravenção penal no município de Barbalha.