
A partir desta segunda-feira (30), idosos entre 60 e 64 anos deixam de ter gratuidade no transporte público municipal de Juazeiro do Norte. A medida foi adotada pela Viametro, única empresa responsável pelo serviço na cidade, e restringe o benefício a pessoas com 65 anos ou mais, conforme prevê a Lei Municipal nº 2.970/2005.
Na prática, a gratuidade vinha sendo concedida também aos idosos a partir dos 60 anos, o que agora deixa de valer. A mudança tem gerado insatisfação entre usuários que utilizam o transporte para trabalhar, ir a consultas médicas ou participar de atividades sociais. “Cobrar passagens das pessoas entre 60 e 64 anos ocasionará um impacto financeiro enorme às pessoas que ainda laboram e, na maioria das vezes, na informalidade”, comentou uma internauta em vídeo publicado pela ex-candidata Sued Carvalho (UP).
Em resposta ao portal Miséria, de Juazeiro do Norte, o diretor da Viametro, André Eskinavi, afirmou que a decisão leva em conta fatores econômicos, como o reajuste tarifário e a insuficiência do subsídio municipal para manter a gratuidade ampliada. A empresa alega estar apenas cumprindo o que determina a legislação vigente.
A medida também reacendeu críticas à falta de concorrência no transporte público em Juazeiro do Norte, já que a Viametro opera o sistema de forma exclusiva.