A Casa da Indústria foi sede na manhã desta terça-feira (21.01), da Cerimônia de Formatura de 660 jovens da última turma de Desenvolvimento Web Full Stack. É o Geração Tech que alcançou com a conclusão dessa turma, a marca de mil profissionais capacitados em 2024, expandindo ainda mais seu impacto em 2025.
“O Ceará tem se destacado como um hub de tecnologia e o Geração Tech é fundamental para garantir que tenhamos profissionais qualificados para sustentar esse crescimento. Esse projeto proporciona a capacitação de jovens para atender a uma necessidade que não é só da indústria, mas de todo o setor produtivo. O desenvolvimento tecnológico não tem volta e as oportunidades só poderão ser aproveitadas com mão de obra preparada para isso”, avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.
E a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, disse: “Estamos contribuindo diretamente para transformar a realidade de jovens e adultos por meio da capacitação tecnológica, criando oportunidades de carreira e de desenvolvimento para as empresas, além de diminuir o déficit de profissionais qualificados no setor”.
Já o presidente da Adece, Danilo Serpa, acredita que o projeto reafirma o compromisso com a transformação social e o fortalecimento do ecossistema tecnológico no Ceará: “O Ceará está pronto para receber os novos grandes investimentos previstos em diversos setores que necessitam de profissionais de tecnologia e proporcionam salários mais atrativos. Por isso, é uma determinação do governador Elmano de Freitas promover capacitações com o intuito de formar ainda mais mão de obra qualificada e direcioná-la para os postos de trabalho que estão surgindo no mercado cearense. O mundo está em evolução e as oportunidades estão surgindo de maneira cada vez mais rápida. O Geração Tech é uma das iniciativas que vêm para acompanhar essas transformações”, pontua.
Em entrevista ao Portal ANC, Alex Bessa, um dos formandos deixou uma mensagem pra quem pretende ingressar no Geração Tech: “Eu aconselharia que é um ótimo investimento de tempo. Futuramente você vai sentir extremamente grato de ter tomado esse primeiro passo”, disse Alex revelando ainda, o que o Geração Tech tem mudado na vida dele: “Eu já tinha essa paixão pela área e o Geração me proporcionou que eu conseguisse estar em lugares onde o ambiente ali me transformou e me levou para eu conseguir a minha primeira vaga de emprego”.
* Geração Tech 2.0: Vagas para Formação em Tecnologia no Cearrá
Mais uma etapa do projeto Geração Tech 2.0 é lançada pela Fiec, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). O projeto consolida o compromisso das entidades com a formação de talentos para o mercado de tecnologia.
O Geração Tech 2.0 conta com uma oferta ampliada de 1.700 vagas, sendo 1.200 em modalidade on-line e 500 presenciais distribuídas em três bairros de Fortaleza (Pici, Aldeota e Edson Queiroz).
Aberto a jovens e adultos a partir de 17 anos, sem limite de idade, o projeto promove inclusão e acessibilidade, com prioridade para alunos e ex-alunos de escolas públicas. Atualmente, existem no Brasil, um déficit de aproximadamente 190 mil profissionais no setor de tecnologia e a iniciativa busca oferecer capacitação prática e conectada às demandas do mercado para transformar o Ceará em um polo tecnológico.
- As imagens exibidas nesta matéria são de autoria da fotógrafa Laura Guerreiro.