PUBLICIDADE

IFCE lança programa nacional para formação em tecnologia e inovação

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) anuncia a abertura das inscrições para o programa EmbarcaTech, uma iniciativa coordenada pela Softex em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Voltado ao desenvolvimento de talentos na área de tecnologia, o programa é parte de um esforço nacional que busca capacitar 6 mil profissionais até 2025, atendendo à crescente demanda por especialistas em sistemas embarcados e Internet das Coisas (IoT).

O Ceará, agora um dos polos deste projeto, recebe a iniciativa que visa contribuir para setores estratégicos como segurança, saúde, educação e indústria. As inscrições seguem abertas até o próximo domingo (03/11).

IFCE lança programa nacional para formação em tecnologia e inovação
Foto: Reprodução

A área de sistemas embarcados, tecnologia que envolve dispositivos com hardware e software projetados para tarefas específicas, vem abrindo inúmeras oportunidades no mercado nacional e internacional. Esses sistemas constituem o núcleo de uma variedade de produtos, desde eletrodomésticos inteligentes até sistemas automotivos complexos e equipamentos médicos. A expansão de soluções inovadoras tem impulsionado a busca por profissionais capacitados, gerando uma demanda crescente por especialistas na área.

O EmbarcaTech estrutura-se em duas fases: a primeira consiste em uma capacitação inicial intensiva de três meses, totalizando 160 horas e disponibilizada em plataforma de Ensino a Distância (EaD). Nesta fase, o programa atende seis mil estudantes, incluindo mil vagas para o Ceará. A segunda etapa, uma residência tecnológica, é destinada aos 600 melhores alunos da fase inicial, sendo 100 no Ceará, e tem duração de doze meses (240 horas). Durante a residência, os participantes recebem uma bolsa de estudos mensal no valor de R$ 3.100.

Para apoiar o aprendizado, o programa oferece uma plataforma de ensino com recursos interativos, fóruns e mentorias online com profissionais. Ao final do curso, os participantes recebem certificação nacionalmente reconhecida emitida pelo IFCE, MCTI e Softex. Os alunos com melhor desempenho terão ainda a chance de participar de estágios remunerados em empresas parceiras, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

Os interessados podem conferir mais detalhes sobre o processo seletivo, pré-requisitos e conteúdos no site oficial. As inscrições seguem abertas até o dia 3 de novembro.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir