Na última sexta-feira (28/04), repercutiu um vídeo nas redes sociais, onde o Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital público de urgência e emergência do Estado do Ceará, possui lotação e conta com pacientes internados em macas nos corredores.
Nas imagens, os pacientes se encontram em situação precária, além de receber o atendimento nos corredores. Teve casos em que os acompanhantes não possuíram nem cadeira e tiveram que ficar de pé ou precisaram improvisar assentos nas escadas e no chão do hospital.
Dentro do hospital, existe uma área de emergência chamada “piscinão”, que conta com dezenas de pacientes aglomerados em macas. No local, as pessoas enfermas precisam dividir o espaço com presos escoltados por policiais armados.
O IJF é gerido pela Prefeitura de Fortaleza, teve sua ampliação em 2020 com a inauguração do IJF 2. Assim a unidade passou a contar com 203 leitos, sendo 47 deles prioritários para idosos, 24 na ala de pediatria e mais 30 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Juntas, as duas torres oferecem 664 leitos. Apesar da ampliação, o hospital continua com os problemas recorrentes.
A direção do IJF informou que a unidade acolhe aproximadamente 6 mil novos pacientes por mês e disponibiliza equipes especializadas e moderna estrutura de diagnóstico por imagem e laboratorial em plantão permanente e de portas abertas para o atendimento às vítimas de fraturas e ferimentos graves, que chegam ao hospital vindas de todo o Ceará.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.