A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Implantação de Bíblias nas escolas gera embate político

“Eu tô aqui para dizer a vocês, o projeto será aprovado, as bíblias serão compradas e serão colocadas nas escolas do Estado“. A fala é do governador Elmano de Freitas (PT) e a promessa foi feita ao deputado Apóstolo Luiz Henrique (republicanos) durante congresso evangélico “Ceará Pentecostal”. O deputado religioso, aos prantos, não escondia a emoção. O que causou estranheza, principalmente aos que fazem oposição ao governador petista, é o fato de ele antes, quando deputado, ter se posicionado contra a mesma proposta. O assunto tem sido explorado politicamente pelo deputado André Fernandes (PL), pré-candidato do PL à Prefeitura de Fortaleza.

O vídeo do governador Elmano abraçado com o apóstolo no evento religioso tem sido amplamente divulgado pelas redes sociais dos que fazem oposição ao PT. As críticas não tem como pano de fundo a questão religiosa ou o fato de o Estado ser laico, portanto com respeito à liberdade religiosa, mas com a separação do Estado e religião. Em ano de disputa eleitoral, tudo pode e será usado contra quem está no páreo. As críticas ao governador pela promessa de adoção da bíblia em escolas, contrariando posicionamento anterior, têm como  alvo o pré-candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, deputado Evandro Leitão. Isso porque, ambos se posicionaram no passado contra proposta com o mesmo teor.

 

No dia 08 de maio de 2018, em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, o então deputado Elmano de Freitas, juntamente com os deputados Evandro Leitão, Jeová Mota, Robério Monteiro e Heitor Férrer votaram contra o parecer da deputada doutora Silvana em projeto de lei de autoria do deputado Bruno Pedrosa. A proposta previa a disponibilidade de exemplares da bíblia nas bibliotecas das escolas públicas estaduais, mas foi rejeitada por unanimidade dos presentes. A sessão foi presidida pelo deputado Sérgio Aguiar.

Você pode conferir a votação da comissão aqui: Ata da 1ª Reunião Ordinária da CCJR 08.05.2018.PDF

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir