A Receita Federal deve iniciar o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2025 na segunda-feira, 17 de março. A data ainda será confirmada oficialmente, mas a expectativa é que siga o padrão de anos anteriores, já que o dia 15 de março, tradicionalmente escolhido, cairá em um sábado. O prazo final deve permanecer até 31 de maio, que também será um sábado neste ano.
As regras detalhadas para a declaração e possíveis mudanças serão divulgadas pela Receita Federal nos próximos dias. O tributo se refere ao ano-base 2024 e deve conter todos os rendimentos, despesas dedutíveis e bens do contribuinte dentro do período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado.
Quem precisa declarar?
As regras para obrigatoriedade ainda serão confirmadas, mas a expectativa é que se mantenham as mesmas. Deve declarar o Imposto de Renda quem, em 2024:
- Teve rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
- Recebeu rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40.000,00;
- Possuía bens ou direitos acima de R$ 300.000,00;
- Obteve ganho de capital na venda de bens ou direitos sujeitos à tributação;
- Teve rendimentos de atividade rural acima de R$ 169.520,00 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores.
- Já quem recebeu até R$ 2.259,20 por mês – o limite da alíquota zero – está isento da obrigação de declarar.
5 dicas para não errar na declaração do Imposto de Renda
Para evitar erros que possam gerar transtornos, confira cinco orientações essenciais, destacadas por Thaisa Aragão, diretora operacional da Conecta Consultoria Contábil:
- Conferir os dados pessoais e bancários antes de enviar a declaração – Informações incorretas, como CPF, endereço ou conta bancária para restituição, podem causar atrasos e bloqueios. Sempre revise antes de enviar.
- Não esquecer de incluir rendimentos tributáveis e isentos – Não se esqueça de declarar aluguéis, trabalhos freelancer e valores isentos, como indenizações trabalhistas. A Receita cruza dados e pode detectar omissões.
- Guardar comprovantes e recibos por pelo menos 5 anos – Documentos que comprovam despesas dedutíveis, como saúde e educação, devem ser armazenados para evitar problemas em caso de fiscalização.
- Declarar dependentes e despesas de forma correta – Filhos só podem ser incluídos por um dos pais, e há critérios específicos para a dedução. Informações erradas podem levar à Malha Fina.
- Não deixar para a última hora – O risco de erros e instabilidade do sistema da Receita aumenta nos últimos dias do prazo. Organize-se e envie a declaração com antecedência.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC