PUBLICIDADE

Susto, resgate e controle: acompanhe as atualizações sobre o incêndio que atingiu Hospital César Cals

Um incêndio atingiu a área externa do Hospital Geral Dr. César Cals, no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (13). O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foi acionado por volta das 10h30 e controlou as chamas cerca de 40 minutos depois, às 11h15.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram intensa fumaça e a retirada de pacientes e bebês, alguns transportados em incubadoras. Populares e profissionais do hospital ajudaram na evacuação e no resgate de recém-nascidos, que foram levados com as mães para o Centro Municipal de Pequenos Negócios (Beco da Poeira), localizado nas proximidades.

Foto: Ismael Soares

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, informou nas redes sociais que o incêndio ocorreu na subestação de energia e que a situação foi controlada sem vítimas.

De acordo com uma técnica de enfermagem que estava no local, o incêndio começou na área dos geradores e se alastrou rapidamente por colchões armazenados nas proximidades. “Assim que percebemos a fumaça, os pacientes foram retirados”, relatou.

Duas gestantes foram transferidas para o Hospital da Polícia Militar como medida de precaução.

O Hospital César Cals, vinculado ao Governo do Estado, é uma das unidades públicas mais antigas do Ceará, com quase 100 anos de funcionamento. Após a inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), no bairro Itaperi, parte dos serviços foi transferida para o novo equipamento — permanecendo no César Cals apenas a maternidade e a neonatologia.

Histórico

O Hospital César Cals possui a estrurura mais antiga do Sistema de Saúde do Ceará, sendo que essa não é a primeira vez em que o equipamento passa por esse tipo de situação.

Em agosto de 1959, um incêndio, provocado por uma explosão num depósito de éter, se espalhou pelo prédio onde funcionava a instituição.

Apesar de um triste desdecho, a situação rendeu até homenagens a João Nogueira.

Na época, o jovem de 17 anos sacrificou a própria vida para enfrentar as chamas e ajudar a retirar pacientes instalados na unidade.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir