
Um incêndio de origem ainda desconhecida foi registrado na noite da quarta-feira (28) em uma área de vegetação localizada atrás de um posto de combustível, em frente ao Centro de Apoio aos Romeiros, em Juazeiro do Norte.
Imagens feitas por populares mostram que as chamas se espalharam rapidamente e chegaram a se aproximar de um estacionamento de ônibus de turismo, colocando um dos veículos em risco. A fumaça intensa tomou conta da área, causando transtornos a quem passava pelo local. Trabalhadores relataram dificuldades para respirar devido à forte concentração de fumaça.
O fogo causou preocupação devido à grande movimentação de ônibus e fiéis que já chegavam à cidade para a Romaria de Finados, que tem início nesta quarta-feira (29).
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 22h e conseguiu controlar o incêndio, que foi totalmente extinto por volta da meia-noite. As causas estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
De acordo com o artigo 41 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), causar incêndio em mata ou floresta é considerado crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. Nos casos em que o incêndio ocorre de forma culposa — sem intenção —, a pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.


