Nesta segunda-feira (14/10), dois habitantes de Guaraciaba do Norte foram hospitalizados devido a queimaduras enquanto tentavam apagar incêndios em vegetações locais. Segundo a Prefeitura, essas chamas podem ter sido provocadas propositalmente. De acordo com moradores, homens em motocicletas foram vistos iniciando os incêndios momentos antes de se espalharem.
Ao todo, três focos de incêndio foram identificados na zona rural, especificamente nas localidades de Morrinhos, Limoeiro dos Pompeus e Sussuanha, onde cidadãos se mobilizaram para combater as chamas. Os incêndios começaram no final da tarde e se espalharam rapidamente pela área durante a noite. As vítimas, que apresentaram queimaduras de primeiro e segundo graus, foram levadas a um hospital, mas não correm risco de morte. Até o momento, não foram registradas outras pessoas feridas no incidente.
Os moradores também solicitaram auxílio ao Corpo de Bombeiros do Ceará, que enviou uma equipe do quartel de Sobral para a unidade mais próxima. Contudo, até as 10h30 da manhã desta terça-feira (15/10), nenhum veículo havia chegado ao local devido à distância de cerca de 100 quilômetros. Algumas plantações nas proximidades dos incêndios também foram afetadas.
Além das chamas, as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Defesa Civil estão investigando os danos às áreas agrícolas. Há uma investigação em andamento para apurar a possível prática criminosa, uma vez que os incêndios ocorreram simultaneamente. Nesse sentido, a Secretaria busca imagens de câmeras de segurança na região que possam ter registrado esses atos suspeitos, além de promover campanhas de conscientização entre a população local.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.