De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará teve o segundo melhor resultado do Brasil no índice de atividades turísticas em junho deste ano, quando comparado com o mesmo mês de 2023, tendo um aumento de 14,4%. Com isso o Estado fica atrás somente da Bahia, que teve um crescimento de 19,2% durante o mesmo período.
A pesquisa ainda revela que, durante o mês de maio de 2024, este índice no Estado cresceu em 5%, no que corresponde ao quarto melhor do Brasil durante este período. No entanto, em relação aos últimos últimos 12 meses, o Ceará passou por uma redução de 5,5%, no acumulado representando uma queda de 0,5%.
Já em relação de receita através de atividades turísticas, junho deste ano teve um aumento de 2,1% em relação ao mês anterior. Nesse mesmo sentido, quando comparado com junho de 2023, há um crescimento de 15,3%.
Na passagem de maio para junho de 2024, o setor de serviços cresceu em 1,6%. Já comparado com junho do anterior, o aumento é de 3,1%. Enquanto isso, nos últimos 12 meses, o setor passou um aumento de 1,9%.
No que diz respeito ao índice de receita nominal, passou por uma alta 1,2% na comparação mensal, e de 7,7% comparado com o mesmo mês de um ano antes.
As atividades no setor que mais cresceram foram serviços de informação e comunicação, com um aumento de 11,1%, serviços prestados às famílias, tendo um crescimento de 8%, e serviços profissionais, administrativos e complementares, que passou por uma alta de 1,3%.
No entanto, as atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio sofreram uma redução de 1%, enquanto outros serviços diminuíram em 0,4%.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC