Passado 2024, os empresários cearenses encerraram o ano passado com confiança e mantiveram a trajetória positiva observada ao longo do ano. São o que diz os resultados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) referente ao mês de dezembro, que registrou 57,3 pontos, marcando acima da média histórica de 56,3 pontos pelo 17º mês consecutivo. Ainda sim, o resultado representa uma queda de 1,2 ponto em relação a novembro, mesmo com o bom desempenho registrado ao longo do ano.
A explicação para essa retração se dá pela queda no indicador de Condições Atuais (-5,1 pontos), que compara a situação atual relacionada à indústria nos últimos seis meses. Ainda assim, o resultado (50,4 pontos) ficou acima da linha divisória dos 50,0 pontos, o que reflete uma posição neutra dos empresários em relação à situação corrente.
Na avaliação do ICEI por porte, todas as empresas seguiram demonstrando confiança em dezembro. Em destaque, estiveram as empresas de médio porte, que registraram 59,5 pontos. Em seguida, figuram as firmas de grande e pequeno porte, que marcaram 57,5 e 53,9 pontos, respectivamente.
O índice de Expectativas, por sua vez, registrou leve crescimento (+0,7 ponto) em comparação ao mês anterior, atingindo 51,9 pontos e revelando maior otimismo entre os industriais cearenses para os próximos seis meses. No cenário nacional, o ICEI seguiu a apresentar retração pelo terceiro mês consecutivo (-2,5 pontos) e chegou a 50,1 pontos, o que indica uma percepção de neutralidade na confiança dos industriais brasileiros.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC