A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Indústria alimentícia lidera ofertas de emprego no Brasil

O setor de fabricação de alimentos é o principal empregador da indústria brasileira, representando 22,8% do total de 8,3 milhões de trabalhadores no setor em 2022. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa.

Indústria alimentícia lidera ofertas de emprego no Brasil
Foto: Reprodução

Além da indústria alimentícia, destacam-se a confecção de artigos do vestuário e acessórios, que emprega 7% dos trabalhadores industriais. Também tem uma influência notória o setor de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, que absorve 5,9% da mão de obra.

Em 2022, o Brasil contava com 346,1 mil empresas industriais que juntas empregavam 8,3 milhões de pessoas. Essas empresas geraram uma receita líquida de vendas de R$ 6,7 trilhões e um valor de transformação industrial (VTI) de R$ 2,5 trilhões. Do total do VTI, 89,3% foram provenientes das Indústrias de transformação.

A pesquisa apontou que 97,3% dos trabalhadores estava empregada nas indústrias de transformação. Esse percentual se mostrou estável em relação a 2013, quando era de 97,5%, enquanto as indústrias extrativas empregavam 2,5% da mão de obra.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir