PUBLICIDADE

Indústria cearense gera mais de 13 mil vagas em 2024

Entre janeiro e setembro de 2024, o estado gerou 13.939 novos postos de trabalho no setor industrial, um número que representa três vezes mais do que o total registrado em 2023. Os dados são provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Dessa forma, o setor industrial é colocado como o segundo maior responsável pela contratação de mão de obra no período, perdendo apenas para os serviços, que geraram 27.898 vagas. Além disso, a indústria mantém um estoque de 285.177 vínculos empregatícios ativos no estado.

O crescimento foi impulsionado principalmente pela indústria de transformação, que registrou a criação de 9.377 empregos formais até o momento. Os setores de calçados, confecção e alimentos foram os grandes responsáveis por essa expansão, respondendo por aproximadamente 82% das novas vagas geradas.

Indústria cearense gera mais de 13 mil vagas em 2024
Foto: Carlos Gibaja e Nívia Uchoa / Casa Civil

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, destaca que o Ceará ocupa a segunda posição no país em termos de crescimento na produção industrial, com um crescimento de 8,7% até setembro de 2024. “Acreditamos no potencial da Indústria para a criação de postos de trabalho e o governador Elmano tem investido na atração de novas indústrias, bem como apoiado aquelas já instaladas no Ceará, com o objetivo de aquecer a economia e proporcionar a criação de empregos”, comenta.

Além disso, é importante notar que mais da metade dos postos de trabalho gerados pela indústria no estado estão localizados fora da capital. Municípios do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza, como Horizonte (1.734), Maracanaú (1.707) e Sobral (964), são grandes responsáveis por essa distribuição de vagas.

Oportunidades

Para ter acesso a essas oportunidades, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) está com mais de 600 vagas abertas em várias áreas, como auxiliar de linha de produção, trabalhador polivalente na confecção de calçados, costureiro de calçados e soldador. Os interessados podem se inscrever nas seleções diretamente nas unidades do IDT/Sine, apresentando os documentos necessários, como CPF, RG, comprovante de endereço e currículo atualizado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir