PUBLICIDADE

Indústria do Ceará cresce 3,4% em março, aponta IBGE

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (14/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará teve o melhor desempenho do Brasil no índice de média móvel trimestral com ajuste sazonal. A alta foi de 3,5% até março deste ano.

O avanço é superior ao crescimento registrado no cenário nacional, de 0,4%, e contrasta com a retração de 2,6% observada na região Nordeste. Entre fevereiro e março, o setor industrial cearense também avançou 3,4%, a maior alta da região e a quinta maior entre os estados pesquisados. O Brasil, nesse mesmo intervalo, cresceu 1,2%.

Apesar do resultado no trimestre, o desempenho mensal varia. Em relação a março de 2024, a produção industrial do Ceará teve queda de 2%. Já no acumulado do ano, a retração foi de 0,7%. Nos últimos 12 meses, o crescimento acumulado chegou a 5,2%.

Indústria do Ceará cresce 3,4% em março, aponta IBGE
Foto: Ascom SDE

Setores

Os principais motores da indústria cearense no trimestre foram os setores de produtos químicos (1,90%), alimentos (1,56%), metalurgia (1,31%) e têxtil (1,06%). Por outro lado, segmentos como vestuário (-2,68%), refino e biocombustíveis (-2,35%), máquinas e equipamentos elétricos (-1,80%) e bebidas (-0,2%) apresentaram queda.

Cenário Nacional

No total, dez dos 15 locais analisados apresentaram crescimento na passagem de fevereiro para março. Entre os maiores avanços estão Amazonas (5,6%), Espírito Santo (4,6%) e Pará (4,6%). Pernambuco teve a maior queda, com retração de 5%.

No acumulado deste ano, a indústria brasileira registra alta de 1,9%, com oito dos 18 estados pesquisados em crescimento. Já no recorte dos últimos 12 meses, o avanço é de 3,1%, impulsionado por resultados positivos em 14 unidades da federação.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir