PUBLICIDADE

Indústria do Ceará cresce 6,9% em 2024

Segundo dados divulgados pelo elo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (11), a produção industrial do Ceará fechou o ano passado com um crescimento de 6,9% no acumulado de janeiro a dezembro. O resultado é o maior dos últimos 11 anos e foi puxado pelos setores têxtil, metal, confecção, calçadista e metalúrgico.

O resultado alcançado pela indústria cearense é mais que o dobro dos valores registrados pelo setor tanto no Brasil (3,1%) como no Nordeste (2,5%). “Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo de fortalecimento de uma política eficiente de atração de investimentos, aliado às importantes parcerias que o Governo do Ceará tem firmado com a iniciativa privada. São números que representam mais emprego e renda para o nosso povo, além de impulsionar o desenvolvimento da economia do nosso Estado. Seguiremos trabalhando para gerar ainda mais oportunidades para os cearenses”, disse o governador Elmano de Freitas sobre o resultado.

No ranking nacional, o crescimento do setor industrial do Ceará ficou atrás apenas de Santa Catarina (7,7%) e Rio Grande do Norte (7,4%). De acordo com um levantamento feito pelo núcleo de inteligência da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), setorialmente, no acumulado de janeiro a dezembro do ano passado, foram destaques as produções: têxtil (29,3%), metal (28,4%), confecção (20,1%), calçados (18,3%) e metalurgia (15,1%).

“Seguindo as orientações do governador Elmano de Freitas, a Adece tem desenvolvido um trabalho em parceria e escutando as demandas dos setores produtivos. Os resultados destacam segmentos beneficiados pelos incentivos fiscais e imobiliários do Governo do Ceará, que buscam estimular a interiorização dos investimentos privados em nosso estado”, explica o presidente da Adece e responsável pela operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), Danilo Serpa.

Empregos

Em 2024, o número de empregos formais gerados pela indústria cearense foi o maior registrado entre os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Com saldo total de 13.557 empregos, com o estando ainda encerrando o ano ocupando a sexta colocação no ranking nacional de postos de trabalho no setor industrial no acumulado de 2024. Nos últimos dez anos, esse é o segundo melhor resultado da indústria cearense, ficando atrás apenas de 2021, cujo saldo de empregos foi de 13.941.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir