PUBLICIDADE

Iniciativa envolve jovens em ações de valorização do patrimônio em Fortaleza

A cidade de Fortaleza receberá, a partir de 11 de agosto, uma nova etapa do projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias, que passará por cinco bairros da capital cearense. Desenvolvida pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), a ação propõe uma vivência formativa para mais de 100 jovens, que irão participar de oficinas de educação patrimonial na Barra do Ceará, Henrique Jorge, Passaré, Luciano Cavalcante e Ancuri.

Durante os encontros, conduzidos por facilitadores formados pela EAOTPS, os jovens irão realizar atividades práticas e imersivas, como entrevistas com moradores, registros audiovisuais e mapeamentos culturais. A proposta é que cada grupo elabore um inventário coletivo com as referências patrimoniais identificadas em seu território, a partir de experiências afetivas, tradições, paisagens e memórias compartilhadas. Os conteúdos serão divulgados no perfil do Instagram @patrimonioparatodos.

Iniciativa envolve jovens em ações de valorização do patrimônio em Fortaleza
Foto: Divulgação

Além de refletir sobre o que é patrimônio cultural e qual o papel da comunidade em sua preservação, os participantes também receberão formação em áreas como produção textual, linguagem audiovisual, tecnologias digitais e estratégias de comunicação em redes sociais. Para a assessora pedagógica Nayane Sena, o trabalho estimula o sentimento de pertencimento e fortalece os laços entre moradores e seus bairros.

“São os próprios moradores que identificam o que em seu bairro tem valor cultural, podendo ser desde um lugar de importância afetiva, até costumes, paisagens, personalidades populares, entre outras formas de patrimônio”, comenta.

O Projeto

O projeto já mobilizou mais de 1.600 jovens e catalogou mais de 600 referências culturais em Fortaleza ao longo de sua existência. Em sua edição atual, os participantes serão indicados por escolas estaduais de tempo integral das áreas atendidas. A iniciativa conta com apoio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e tem buscado integrar suas ações às políticas públicas de educação e cultura.

Reconhecido por sua metodologia participativa, o PPT recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2012. Em 2023, foi a vez do Prêmio Inventários Participativos, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Cronograma

  • Barra do Ceará
    Data e horário: 11 a 18 de agosto | 13h às 16h30
    Local: EEMTI Estado de Alagoas – Av. Pres. Castelo Branco, 5244
  • Henrique Jorge
    Data e horário: 25 a 29 de agosto | 13h às 16h30
    Local: EEMTI Prof. Paulo Freire – Av. Senador Fernandes Távora, 1936
  • Passaré
    Data e horário: 08 a 12 de setembro | 13h às 16h30
    Local: EEMTI Integrada 2 de Maio – Av. da Saudade, s/n
  • Luciano Cavalcante
    Data e horário: 22 a 26 de setembro | 13h às 16h30
    Local: EEMTI Johnson – Rua Gontran Giffoni, 461
  • Ancuri
    Data e horário: 06 a 10 de outubro | 13h às 16h30
    Local: EEMTI Poeta Otacílio Colares – Rua Jorge da Veiga, 265

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir