Uma inovação tecnológica foi desenvolvida por meio de uma colaboração entre a Fazenda Granjeiro, localizada em Paracuru, e a Embrapa Agroindústria Tropical. O objetivo é aumentar a vida útil da água de coco, que sempre teve o processo de industrialização dificultado devido à sua curta validade.
A técnica de microfiltração utilizada na fabricação da SoulCoco envolve a passagem do líquido por uma membrana que retira enzimas, micro-organismos e partículas que possam alterar tanto as qualidades nutricionais quanto sensoriais da bebida. Com esse procedimento, o prazo de validade da água de coco, quando armazenada sob refrigeração, aumenta de 15 para até 60 dias.
Segundo Fernando Abreu, engenheiro de alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical e líder do projeto, o avanço reflete o crescente valor atribuído ao coco na cadeia produtiva cearense. Já para Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, enfatizou que o lançamento dessa tecnologia acompanha as mudanças no perfil de consumo nas últimas décadas.
“Temos uma geração toda preocupada com a origem dos alimentos, que tem cada vez mais acesso à informação e busca saber como foi produzido aquele alimento, se ele tem responsabilidade social, se tem responsabilidade ambiental”, comentou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.